Livros Que Adicionam

Está com vontade de ler um livro? Está sem idéia?
Ler é sem dúvida alguma, o melhor passatempo... Além de nos transportar a outros mundos, também nos adicionam reflexões entre outras coisas, por este motivo, aqui neste espaço selecionei 26 livros que com certeza adicionaram muito à minha vida e que indico para agregarem à sua. Em breve colocarei aqui links para download de e-books.

1- O Apanhador no Campo de Centeio

The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio, no Brasil - À Espera no Centeio ou Uma Agulha num Palheiro, dependendo da tradução, em Portugal) é um romance do escritor americano J. D. Salinger. Publicado inicialmente em formato de revista, entre 1945-1946, nos Estados Unidos, foi posteriormente editado no formato de livro (capa dura) em 1951, tornando-se um dos romances mais lidos no país. Este livro foi também um dos responsáveis por criar a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a Infância e a fase adulta, que não tinha importância. O livro mostrou a importância da adolescência, e como os adolescentes pensam.



Um pouco mais:


O livro narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 17 anos vindo de uma família abastada de Nova Iorque. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno, depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso da escola. No regresso a casa, decide fazer um périplo, adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si, como um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha, e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça.


Esta obra de Saliger também contém muitas curiosidades relacionadas a mesma, o assassino de John Lennon, Mark David Chapman, carregava este livro consigo no dia em que cometeu o crime. Segundo testemunho do próprio Chapman, estava lendo o "Apanhador no Campo de Centeios", minutos antes de tentar o suícidio, e da obra teria tirado inspiração para matar John. Outro fato curioso é que o atirador que tentou matar Ronald Reagan em 30 de abril de 1981, afirmou a mesma coisa, ou seja, que teria tirado do livro a inspiração para matar o presidente Reagan. No filme "Teoria da Conspiração ", Mel Gibson faz o papel de um motorista de taxi psicótico, que acha que todos estão contra ele, ele possui uma compulsão, comprar diariamente um mesmo livro, "o Apanhador no Campo de Centeio", em sua casa existem milhares de exemplares dessa obra, por conta de uma dessas compras ele é descoberto por seus inimigos e quase acaba morto.


2- O Sétimo Segredo
The Seventh Secret, é um livro do escritor norte americano Irving Wallace (19 de março de 1916—29 de junho de 1990), o livro teve sua primeira edição em 1985.

 Um pouco mais:



Em 30 de Abril de 1945, Adolf Hitler e Eva Braun suicidaram-se no Fuhrerbunker, construido a quase vinte metros do subsolo de Berlim, aquela altura devastada pela guerra. Embora os vitoriosos soldados russos afirmassem que os corpos haviam sido queimados, os verdadeiros detalhes destes dias finais sempre permaneceram obscuros. O que realmente teria acontecido naquele bunker?



Seriam realmente de Adolfo Hitler e Eva Braun os corpos queimados encontrados pelas tropas aliadas no bunker de Berlim? E se Hitler tivesse sobrevivido à Segunda Guerra Mundial? O Sétimo Segredo é um romance que teoriza a possível fuga de Hitler e Eva e os meios por eles usados para construirem uma obscura rede nazista que se prolongaria durante décadas.


3- O vampiro de Curitiba
O Vampiro de Curitiba é um dos muitos livros do escritor Brasileiro Dalton Trevisan, um reconhecido e importante contista da literatura brasileira por grande parte dos críticos do país. A obra em questão, teve sua primeira publicação em 1965.




Um pouco mais:



Vampiro em pele de cafajeste, Nelsinho, o tarado, persegue virgens, velhas professoras, prostitutas em fim de carreira, enquanto se forma aos olhos do leitor a imagem de uma Curitiba degradada. Uma leitura super envolvente e interessante.





4- Veronika Decide Morrer



Veronika Decide Morrer é uma obra do escritor brasileiro Paulo Coelho lançada em 1998, particularmente, eu não gosto muito dos livros do Paulo, mas este livro em especial, é muito bom e merece ser lido.



Um pouco mais:



O livro conta a história de Veronika, uma jovem eslovena, que não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido, decidindo se matar com uma overdose de calmantes. O suicídio fracassa. Veronika é internada em um asilo para loucos. Atendida pelo médico, é informada que não terá mais que sete dias de vida, e provavelmente, morrerá internada. A notícia, na verdade, revela-se um engodo do médico, que faz de Verônica uma cobaia para uma tese sua: De que o temor da morte a fará encarar a vida de outra forma, e que sua insanidade seja curada. O transcorrer da narrativa, com a vida da protagonista se misturando a outras personagens, faz com que a tese do médico mostre-se eficaz, uma vez que Veronika recupera seu amor à vida e foge da instituição com outro paciente.



Paulo Coelho inspira-se na sua própria experiência de vida, vivida aos 17 anos, idade em que também esteve internado numa clínica. Mas não com a intenção de fazer uma auto biografia. A adaptação do livro foi lançada em filme em 2009; a protagonista é a atriz Sarah Michelle Gellar.


5- O Guardador de Rebanhos



O Guardador de Rebanhos é um conjunto de poemas (49 no total) escritos pelo heterônimo Alberto Caeiro de Fernando Pessoa.


Um pouco mais:



Os poemas foram escritos em 1914 e Fernando Pessoa atribiu sua gênses a uma única noite de insônia de Caeiro. Foram publicados em 1925 nas 4ª e 5ª edições da revista Athena, com exceção do 8º poema do conjunto que só viria a ser publicado em 1931, na revista Presença.



Excelente, para mim, Alberto é o melhor heterônimo de Fernando Pessoa.



6- Justine



Justine é um clássico das histórias eróticas escritas por Donatien Alphonse François de Sade, o Marquês de Sade (Paris, 2 de junho de 1740 — Saint-Maurice, 2 de dezembro de 1814), a primeira edição desta obra é em 1791.




Um pouco mais:



Com exagero de sexo, crueldade, devassidão e perversidade, a jovem Justine sofre os mais diversos tipos de desgraças sexuais que uma mulher pode aguentar. Ela se vê com os sentimentos mais baixos que os seres humanos podem ter, mesmo com esperança de que uma força irá liberta-la de todos os seus infortúnios e no bem. Resumindo: Justine é uma ARMADA!








7- A Filosofia na Alcova



A Filosofia na Alcova (La philosophie dans le boudoir, no original em francês), é um romance do Marquês de Sade, publicado clandestinamente em 1795.




Um pouco mais:



A Filosofia na Alcova, fala sobre a educação sexual da jovem Eugénie de Mistival, tendo como mestres Madame de Saint-Ange e Dolmancé, dois dos personagens mais depravados da história. Participam também outros personagens, como o jardineiro e o irmão de Saint-Ange. As "lições" incluem todos os tipos de práticas sexuais, com demonstrações práticas sempre coroadas por orgasmos filosóficos, já que durante todo o tempo os personagens dialogam não só sobre sexo mas também sobre assuntos como religião, política e direito. Um deles chega a ler, num intervalo da orgia, trechos do panfleto Franceses, Mais um Esforço se Quereis Ser Republicanos, do próprio Sade.







8- Em Algum Lugar do Passado

Bid Time Return - nome original em inglês- é um livro do escritor e roteirista americano Richard Matheson, a obra foi publicada em 1975, e também virou filme, conhecido por Somewhere in Time.


Um pouco mais:



Richard Collier, aos 35 anos descobre que tem um tumor no Cérebro, decide então sair da casa do irmão, onde mora para seguir sem destino enquanto escreve sobre seus últimos dias de vida. Em total depressão decide viajar e se hospeda em um hotel nos arredores de San Diego. Ao visitar a galeria do hotel vê uma foto antiga de uma bela mulher, ao perguntar aos funcionários quem era ela, descobre que é famosa e bela atriz Ellise McKenna quando ainda era jovem e estivera hospedada no hotel no fim do século passado. Apaixonado pelo retrato, procura saber tudo sobre ela. Cada vez mais intrigado com a vida da bela atriz, tenta descobrir um meio de viajar no tempo para ir ao encontro de sua amada. Descobre que há possibilidades se tentar a auto-hipnose, depois de várias tentativas fracassadas consegue voltar a 1896, ano em que a famosa atriz estava hospedada no mesmo hotel em que ele estava. Depois de varias tentativas de aproximação consegue conhecer Ellise Makena. Eles vivem uma profunda mas rápida história de amor. Richard planejava continuar a viver no passado mas para isso não podia ter na mente ou no corpo nada que lembrasse a época de onde ele veio. Mas ao colocar por acaso a mão em um dos bolsos do terno, encontra uma moeda esquecida da época que ele o alugara, exclusivamente para a sua viagem ao passado. A moeda dos anos 70 não permite que ele permaneça em 1896 Volta, então para o futuro, morrendo alguns meses depois. Depois de perder o amado inexplicavelmente, Ellise torna uma mulher solitária, dedicando-se totalmente a carreira, até morrer, velha e solitária em 1953. É um belo e comovente romance, cuja leitura envolve e nos faz sentir e ser a própria história. ADOREI.




9- Lira dos Vinte Anos

Lira dos Vinte Anos é o trabalho de poesias mais conhecido de Álvares de Azevedo (São Paulo, 12 de setembro de 1831 — Rio de Janeiro, 25 de abril de 1852). A obra contém, na primeira parte, um prefácio geral e uma dedicatória à mãe do poeta. São 33 poemas, que vão de No Mar até Lembrança de Morrer. A segunda parte é formada por 19 poemas, além de um elucidativo prefácio que abre a seção. Os poemas começam por Um Cadáver de Poeta e vão até Minha Desgraça, incluindo a série Spleen e Charutos. A terceira parte, com textos que vão de Meu Desejo a Página Rota, está tematicamente ligada à primeira. Sua primeira publicação foi em 1853.



Um pouco mais:



As poesias são escritas sob o signo das entidades místicas Ariel e Caliban, que foram tomadas emprestadas da peça A Tempestade, de William Shakespeare. Pode-se dizer que, Ariel representa a face do bem e Caliban, a do mal. Em Lira dos Vinte Anos, esses personagens encarnam as duas facetas exploradas pelo autor na primeira e na segunda partes do livro.



Com Ariel estão os temas caros ao Romantismo, como o amor, a mulher e Deus, trabalhados num viés platônico e sentimental. A mulher assume caráter sobre-humano de virgem angelical, objeto amoroso de um encontro que, para a angústia do eu-lírico, nunca se realiza. Caliban, por sua vez, é a face sarcástica, irônica e autocrítica do fazer poético. Sobressaem os temas da melancolia, da tristeza, da morbidez e de Satã. A primeira parte recebe uma influência mais idealizada e terna, típica dos franceses Musset e Lamartine; a segunda, irônica e satânica, vem diretamente do poeta Lord Byron.


 
10- Noite na Taverna



Noite na Taverna é mais uma obra do escritor brasileiro Álvares de Azevedo publicada postumamente no ano de 1855 em uma coletânea de textos do autor em dois volumes. De tons trágicos e cheia de fantasia, a obra é uma autêntica representante da escola byroniana do Romantismo no Brasil.




Um Pouco mais:

O livro está dividido em sete capítulos. O primeiro capítulo faz uma introdução, traça o cenário (uma taverna) e apresenta os personagens. O último finaliza a história anterior e o livro simultaneamente, dando um caráter de realidade às histórias narradas pelas cinco personagens. O diálogo inicial entre Satã e Macário, que é o final de outro livro de Álvares de Azevedo, Macário, demonstra que o que se vai ler é algo cheio de vícios. Além disso, uma característica da obra é a visão idealizada do amor, pois só o amor seria capaz de corrigir todos os males. Reunidos em uma taverna, as personagens, descrentes com a vida e o amor, cheios de vícios e amantes do vinho, definem-se como libertinos, admiram Don Juan e contam "histórias sanguinolentas" envolvendo o amor e crimes do passado, todas com fim trágico. Representação de que o amor e a vida não valeria.
O livro é composto por três básicas características:
-Amor: histórias macabras de paixões que não deram certo.
-Morte: crime e violência. Em todos os capítulos há o tema da morte por amor.
-Bebida: ao se lembrarem das dolorosas lembranças, as personagens vão se embriagando; com isso parte de sua dor é suavizada.



11- O Cortiço

O Cortiço é um romance de autoria do escritor brasileiro Aluísio Azevedo, publicado em 1890.




Um pouco mais:



O livro é um marco do naturalismo no Brasil, onde os personagens principais são os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, precursor das favelas, onde moram os excluídos, os humildes, todos aqueles que não se misturavam com a burguesia, e todos eles possuindo os seus problemas e vícios, decorrentes do meio em que vivem.O autor descreve a sociedade brasileira da época, formada pelos portugueses, os burgueses, os negros e os mulatos, pessoas querendo mais e mais dinheiro e poder, pensando em si só, ao mesmo tempo em que presenciam a miséria, ou mesmo a simplicidade de outros.



Essa obra de Aluísio Azevedo tem dois elementos importantes: primeiro, o extensivo uso de zoomorfismo; e, embalado pela onda científica, Aluísio escreve 'O Cortiço' sob as bases do determinismo (o meio, o lugar, e o momento influenciam o ser humano) e do darwinismo, com a teoria do evolucionismo. Sob aspectos naturalistas, isto é, sob olhar científico, a narração se desenvolve em meio a insalubridade do cortiço, propício à promiscuidade, característica do naturalismo. Ao contrário do que se desenvolvia no romantismo, Aluísio descreve o coletivo, explicitando a animalização do ser humano, movido pelo instinto e o desejo sexual, onde inaugura uma classe nunca antes representada: o proletário, evidenciando a desigualdade social vivenciada pelo Brasil, juntamente com a ambição do capitalismo selvagem. Foi a primeira obra a expor um relacionamento lésbico.


12- Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas é um romance do escritor brasileiro Machado de Assis- (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908), considerado divisor de águas em sua carreira. O livro costuma ser associado à introdução do Realismo no Brasil. É narrado em primeira pessoa pelo personagem Brás Cubas, que em tom irônico e sarcástico, descreve sua biografia e suas obras.


Um pouco mais:



Uma das mais populares obras do autor, o romance Memórias Póstumas de Bras Cubas foi publicado originalmente como um folhetim, em 1880, em capítulos, como na Revista Brasileira. Em 1881, saiu em livro causando espanto à crítica da época, que se perguntava se o livro tratava-se de fato de um romance: a obra era extremamente ousada do ponto de vista formal, surpreendendo o público até então acostumado à tradicional fórmula romântica. É narrada pelo defunto Brás Cubas, que escreve a própria biografia a partir do túmulo (sendo, portanto, segundo o próprio, não um autor-defunto, mas o primeiro defunto-autor da história, que é caracterizado por ter morrido e depois escrito, diferente do outro que foi escritor depois morreu). Começa suas memórias com uma dedicatória que antecipa o humor negro e a ironia presente em todo o livro: Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas. Brás Cubas também expressa o humor negro quando diz que a obra foi escrita com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, no "Ao leitor". Foi a obra brasileira que melhor ilustrou a tendência do "leitor incluso", um contraponto dialógico com o leitor, não apenas como um vocatico, mas dando ao leitor vida própria e contornos no interior do texto. O leitor é visto com possuidor de posicionamento crítico, gestos e temperamento. Estes trechos que incluem o leitor têm sempre uma natureza baseada numa reflexão, uma metalinguagem da estrutura e corrente ideológica do texto.




13- Memórias de um Sargento de Milicias

Memórias de um sargento de milícias é um romance de Manuel Antônio de Almeida (Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1831 — Macaé, 28 de novembro de 1861). Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, entre 1852 e 1853, anonimamente. O livro foi publicado em 1854 e no lugar do autor constava "um brasileiro".




Um pouco mais:



A narrativa de Memórias de um sargento de milícias, de estilo jornalístico e direto, incorpora a linguagem das ruas, classes média e baixa, fugindo aos padrões românticos da época, onde os romances retratavam os ambientes aristocráticos. A experiência de ter tido uma infância pobre contribuiu para que Manuel Antônio de Almeida desenvolvesse a sua obra.



O romance se passa no início do século XIX. Em uma viagem de navio, Leonardo-Pataca conhece Maria-da-Hortaliça. Na viagem, os dois se apaixonam, por meio de uma pisadela e um beliscão e, chegando no Brasil, Maria descobre que está grávida e os dois vão morar juntos. Desse relacionamento nasce um filho: Leonardo. Porém, anos depois, Leonardo-Pataca descobre que Maria o está traindo. Eles brigam e Maria foge de casa com o capitão de um navio. Com a separação, Leonardo-Pataca sai de casa e leva seu filho para ser criado pelo padrinho. Todo o enredo da história se passa, de forma muito atraente e com muitos traços de humor. Muito bom.




14- Dom Casmurro

Dom Casmurro é um romance do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi publicado em 1899, e é um dos livros da literatura brasileira mais traduzidos para outros idiomas. É uma obra do realismo brasileiro. Helen Caldwell, crítica norte-americana, autora de três livros sobre Machado, considera Dom Casmurro o Otelo brasileiro.




Um pouco mais:



A história se passa no Rio de Janeiro do Segundo Império, e conta a trajetória de Bentinho e Capitu. É um romance psicológico, narrado em primeira pessoa por Bentinho, o que permite manter questões sem elucidação até o final, já que a história conta apenas com a perspectiva subjetiva de Bentinho. O romance Dom Casmurro além de estar entre as grandes obras da Literatura Brasileira, é considerado como a obra-prima de Machado de Assis.


15- O Ócio Criativo



O Ócio Criativo é título de um livro do sociólogo italiano Domenico De Masi e é também um revolucionário conceito de trabalho que o autor define através da intersecção entre três elementos: trabalho, estudo e jogo. O livro foi publicado em 2000.




Um pouco mais:



Trabalho (economia): é o trabalho em si, as funções necessárias ao cumprimento de uma tarefa.



Estudo: é a possibilidade se obter conhecimento através do estudo constante, utilizando os recursos que a sociedade digital proporciona, como o uso da internet, por exemplo.



Jogo: é o espaço lúdico de lazer, brincadeira e convivência que deve estar presente em qualquer atividade que se faça. É a forma de evitar a mecanização do trabalho, dando-lhe "alma".



Quando o indivíduo consegue unir estes três pontos, ele está praticando o ócio criativo, que é uma experiência única e que proporciona uma melhor adaptação para as necessidades da sociedade pós-industrial, respeitando a individualidade do sujeito e proporcionando mais alegria e produtividade ao próprio trabalho. A proposta do autor é defender uma teoria onde o futuro é de quem praticará o "ócio criativo", ou seja, pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho como obrigação e for capaz de mesclar atividades, como o trabalho, o tempo livre e o estudo.




16- ... E o Mundo Silenciou



...E o Mundo Silenciou, é um livro biográfico do escritor e jornalista Ben Abraham, que foi lançado em 1972.



Um pouco mais:
"... E o mundo silenciou" é uma obra clássica da literatura histórica sobre o Holocausto dos Judeus durante a Segunda Grande Guerra Mundial e relata, sem demagogia, tudo o que Ben Abraham, seu autor, viu e sofreu nos infernos nazistas.



O título desta obra é uma acusação contra o mundo que assistiu inerte o extermínio de um povo. Sua força está justamente na simplicidade com que os fatos são narrados, como uma crônica do dia a dia, sem rodeios. É um relato doloroso, brutal e ao mesmo tempo, "fascinante". Uma leitura que, uma vez iniciada, não se consegue interromper. Um dos melhores livros que já li, sem dúvida alguma.





17- O Amor é um Cão dos Diabos

O Amor é um Cão dos Diabos é um livro de poesias de Henry Charles Bukowski Jr (16 de Agosto de 1920, Andernach – 9 de Março de 1994, Los Angeles), a obra foi lançada em 2007.

Um pouco mais:
 Como a prosa, cada poema de Charles Bukowski corta como aço de navalha. Ele expõe as vísceras da realidade, revolve o cotidiano, e, de onde nem se pensa que sairá um poema, brotam versos de pura genialidade. Algo como um saxofone gemendo na noite fria. As ruas molhadas refletem o brilho feérico do neon. Fantasmas da madrugada buscam um gole da bebida mais forte que encontrarem. Bares fechando; a luz amarelada, o odor acre de suor misturado com álcool e muito tabaco. Poucos souberam, como Charles Bukowski, arrancar versos de quartos sórdidos de hotel, becos imundos, mulheres de todas as formas, bocas vermelhas demais, madrugadas longas, solitárias demais. É o bepop dos marginalizados, dos perdedores, pensadores de sarjeta, filósofos encharcados de uísque vagabundo. Simplesmente a minha cara (risos).



18- Minha Luta



Mein Kampf (em português Minha Luta) é o título do livro de dois volumes de autoria de Adolf Hitler, no qual ele expressou suas ideias anti-semitas, racialistas e nacionalistas, então adotadas pelo partido nazista. O primeiro volume foi escrito na prisão e editado em 1925, o segundo foi escrito por Hitler fora da prisão e editado em 1926.




Um pouco mais:



O que é legal lembrar é que as ideias propostas em Mein Kampf não surgiram com Hitler, mas são oriundas de teorias e argumentos então correntes na Europa. Na Alemanha nazista, era uma exigência não oficial possuir o livro. Era comum presentear o livro a crianças recém-nascidas, ou como presente de casamento. Todos os estudantes o recebiam na sua formatura.



As principais ideias do livro são aquelas que mais tarde foram aplicadas durante a Alemanha nazista e a Segunda Guerra Mundial. Hitler desejava transformar a Alemanha num novo tipo de Estado, que se alicerçasse com o conceito de raças humanas e incluísse todos os alemães que viviam fora da Alemanha, estabelecendo também o Führerprinzip - conceito do líder -, em que Hitler dita que ele deveria deter grandes poderes, estabelecendo uma ideologia universal (Weltanshauung).



O livro é dominado pelo anti-semitismo, Hitler diz, por exemplo, que a língua internacional Esperanto faz parte da conspiração dos judeus, e faz comentários a favor da antiga ideia nacionalista Alemã do "Drang nach Osten": a necessidade de ganhar o Lebensraum (espaço vital) para o leste, especialmente na Rússia.



Outro aspecto importante é o posicionamento político claramente anti-comunista, e uma preocupação evidente com a expansão da ideologia marxista, tida pelo autor como "uma ideia tão judaica quanto o próprio capitalismo". Hitler usou como tese principal o "Perigo Judeu", que fala sobre a conspiração dos Judeus para ganhar a liderança na Alemanha. No entanto, o livro também é autobiográfico: dá detalhes da infância de Hitler e o processo pelo qual ele se transformou em um nacionalista, depois num antissemita, e finalmente num militarista, tendo sido marcado pela sua juventude em Viena, Áustria. Apesar de cansativa, é uma leitura um tanto curiosa para aqueles que assim como eu, gostam de "futucar", as mentes doentias de nossa história mundial.





19- Ballet Essencial

Ballet Essencial, é um livro didático para professores de ballet e todos os interessados na arte, foi escrito pelo bailarino e professor Flávio Sampaio e publicado em 1996.


Um pouco mais:



A postura; pés, joelhos, quadril, abdome, costas, braços. O eixo. A colocação. En dehors. O bailarino e a relação com a barra: grand plié, souplesse en avant, souplesse en arrière, battement tendu, relevé, rond de jambe à terre, retiré, battement fondu, battement frappé, développé, rond de jambe en l’air, petit battement sur le cou de pied, grand battement.






20- Travessuras da Menina Má
Travessuras da Menina Má é uma obra de ficção com pano de fundo levemente autobiográfico do escritor peruano Mario Vargas Llosa, um dos expoentes da literatura latino-americana.O livro foi publicado em 2006 e agraciado com prestigiosos títulos do ramo literário (como o Prêmio Cervantes e o Príncipe de Astúrias), Vargas Llosa traz uma história de amor repleta de detalhes entusiasmados sobre a vida no mundo durante a segunda metade do século XX.







Um pouco mais:



A obra trata de um romantismo nada convencional entre Ricardo Somocurcio - um pacato peruano que, realizando um sonho de infância, vai morar em Paris - e a Menina Má - uma garota ousada que ele conheceu na efervescente década de 1950, em sua cidade natal, Lima, no Peru.



Eis que Ricardo (ou Ricardito, como é chamado freqüentemente no livro) consegue um emprego de tradutor da Unesco, na França; por essa razão, viaja esporadicamente pela Europa e pelo mundo, participando de conferências, traduzindo documentos importantes e solenes para diversos idiomas. Ele consegue se estabelecer (com algumas dificuldades) no sótão de um hotel na rua Saint-Sulpice, e leva uma vida tranqüila até que um incrível destino o faz reencontrar o seu antigo amor de adolescente - a Menina Má, uma figura do passado peruano já quase esquecida. Inconformista, esperta, petulante e sedutora, a Menina Má aparece e desaparece da vida de Ricardito com freqüência, sempre deixando lembranças oníricas na mente do jovem tradutor da Unesco. Isso faz com que ele se apaixone cada vez mais por ela, e, enquanto o romance dos dois se desenrola ao longo do livro (a Menina Má sempre com uma postura indiferente em relação ao amor), o leitor viaja por lugares famosos do mundo: a França dos anos 60; a Londres entregue ao amor livre dos anos 70; a Tóquio dos grandes mafiosos; e a Madri em plena transição política dos anos 80. Excelente livro para ler em finais de semana cheios de tédio, com certeza a obra vai movimentar você, (risos).




21- Eu Christiane F, 13 anos, Drogada e Prostituida

Christiane Vera Felscherinow mais conhecida como Christiane F., (Hamburgo, 20 de maio de 1962), é uma alemã viciada em heroína, que se tornou célebre por contribuir para o livro autobiográfico Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, publicado e editado pela revista alemã Stern em 1978 e que descreve sua luta contra o vício durante a adolescência.

Um pouco mais:



Durante seu julgamento num tribunal de infância e juventude, os jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck ficaram fascinados com seu depoimento sobre o vício e propuseram a ela uma entrevista que acabou se estendendo por meses e deu base para o famoso livro Wir Kinder vom Bahnhof Zoo. O livro foi sucesso mundial sendo lançado em vários países, inclusive no Brasil com o titulo Eu, Christiane F., 13 anos drogada e prostituída e Portugal (Os Filhos da Droga). Com o sucesso do livro, Christiane ficou mundialmente famosa e até passou um tempo "limpa", garantindo estar livre das drogas. Mas em 1983, a polícia a prendeu no apartamento de um traficante em Berlim. Nesta época concedeu uma entrevista à revista alemã Stern, confessando que nunca havia realmente largado a heroína. Um livro maravilhoso e real sempre!




22- Memória de Minhas Putas Tristes

Memória de Minhas Putas Tristes (Memoria de mis putas tristes) foi escrito em 2004 pelo escritor Colombiano Gabriel García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1927), e publicado em outubro do mesmo ano nos países de língua espanhola.

Um pouco mais:



Narra a história de um nonagenário cronista e crítico musical que, em seu aniversário de 90 anos, pretende presentear a si mesmo com uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Porém, ao vê-la dormindo, não tem coragem de acordá-la e se apaixona por uma garota adormecida. O romance mostra como um idoso teve sua vida tomada pelo medo do amor, e aos 90 anos descobre o verdadeiro prazer da vida. Um dos livros mais surpreendentes que já li.











23- História da Dança



História da Dança, é um livro escrito pela historiadora carioca Maribel Portinari, e foi lançado em 1989.



Um pouco mais:



Não há povo sem dança e todas as suas formas são apreciadas: clássica, moderna, folclórica e de vanguarda. Diversos países formam companhias profissionais de prestígio. O livro traça esse painel da dança no mundo, abrangendo inclusive as danças folclóricas, desde as antigas civilizações, Egito, Grécia, Roma, China, passando pelo ballet clássico e chegando até a dança moderna. Com ilustrações e material fotográfico. Sem dúvida alguma, é literatura básica para aqueles que se interessam pela mais expressivas das artes: a dança.




24- Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance do pré-modernismo brasileiro e considerado por alguns o principal representante desse movimento.Escrito por Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 - Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922), foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre Agosto e Outubro de 1911, na edição da tarde do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Em 1915, também no Rio de Janeiro, a obra foi pela primeira vez impressa em livro, em edição do autor.

Um pouco mais:



O romance discute principalmente a questão do nacionalismo, mas também fala do abismo existente entre as pessoas idealistas e aquelas que se preocupam apenas com seus interesses e com sua vida comum. Com uma narrativa leve que em alguns pontos chega a ser cômica, mas sempre salpicada de pequenas críticas a vários aspectos da sociedade, a história se torna mais tensa apenas quando o autor analisa a loucura e no seu final, quando são feitas duras críticas ao positivismo e ao presidente Floriano Peixoto (1891-1894).



O autor optou por escrever a narrativa numa linguagem próxima à informal falada entre os cariocas. Ela se desenvolve em torno de Policarpo Quaresma, brasileiro extremamente nacionalista, e é dividida em três partes, cada uma contendo cinco capítulos.


 
25- Laços de Família



Laços de família é um livro de contos da escritora Ucraniana Clarice Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977), com primeira edição em 1960.


Um pouco mais:



O livro reúne treze contos. A maioria dos protagonistas dos contos são pessoas comuns abaladas por uma epifania durante suas atividades do cotidiano (ex.: compras no supermercado em "Amor", ou uma reunião de família em "Feliz Aniversário"). O livro parece refletir as experiências da própria autora na época. Como o próprio título sugere, as personagens de Laços de Família são na sua maioria donas de casa lutando para balancear as exigências do casamento e da família com uma vida menos controlável e selvagem. Esse tema pode ser observado na protagonista Ana do conto "Amor. Na história, a vida organizada de Ana desaba quando ela se confronta com um "selvagem" Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Em sua estrutura, os contos lembram um romance posterior, A Paixão Segundo G.H.

26- Adoro Morrer



Adoro morrer é o primeiro livro de contos do inglês Tibor Fischer (Nascido em 15 de novembro de 1959 em Stockport, Inglaterra), e foi publicado em 2004.



Um pouco mais:



Tibor Fischer foi considerado um dos melhores escritores revelados nos anos 90. Se seus romances já primam pela originalidade, as histórias curtas dão ainda mais liberdade ao autor, que deita e rola na criação de situações bizarras e personagens excêntricos. O livro tem todas as características que renderam a Fischer uma indicação ao Booker Prize já com seu trabalho de estréia: humor negro, linguagem moderna, enredos criativos e anti-heróis estranhos. Os protagonistas de seus sete contos são quase todos europeus fracassados, esquisitos, entediados e cínicos, mas surpreendentemente humanos. É uma gente blasé demais para deixar transparecer que só quer ser feliz. Eu gostei bastante e recomendo.
***


Fontes de pesquisa:
Wikipédia e Livraria Cultura