Ótimos Filmes

Feriados, finais de semana, tédio, entre outras coisinhas mais, pedem algo com emoção e divertimento para nossa vida, por esta razão, aqui você encontrará algumas dicas de filmes que com certeza vão trazer bons sentimentos para sua quebra de rotina. Eu garanto.
Abaixo, segue a minha lista dos 25 filmes que você deve ver na vida.

1- O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain (em fracês), é um filme francês dirigido por Jean-Pierre Jeunet em 2001.

O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Isso porque seu pai achava que Amélie possuia uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia na menina. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de freqüentar escola e ter contato com outras crianças. Sua mãe, que era professora, foi quem a alfabetizou até falecer quando Amélie ainda era menina. Sua infância solitária e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta.
Após sua maioridade, mudou-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre onde começou a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo.
A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre…Com certeza, este é o melhor filme que já vi na vida.
Elenco:
Audrey Tautou -"Amélie Poulain", Mathieu Kassovitz -"Nino Quincampoix", Rufus -"Raphael Poulain",  Lorella Cravotta -"Amandine Poulain", Serge Merlin -"Dufayel", Jamel Debbouze -"Lucien", Claire Maurier -"Suzanne", Clotilde Mallet -"Gina", Isabelle Nanty -"Georgette", Dominique Pinon -"Joseph", Artus de Penguern -"Hipolito", Yolande Moreau -"Madeleine Wallace", Urbain Cancelier -"Collignon", Maurice Bénichou -"Dominique Bretodeau", Claude Perron -"Eva", Michel Robin -"Pai de Collignon", Flore Guiet -"Amélie Poulain - 6 anos".
***

2- O pianista
O Pianista (The Pianist, em inglês) é um filme de 2002, do gênero drama biográfico, dirigido por Roman Polanski e com roteiro baseado em obra autobiográfica de Władysław Szpilman, sobre a sua experiência como sobrevivente da perseguição nazista e seu dia a dia no gueto de Varsóvia.



O pianista polonês judeu Władysław Szpilman interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus pelos nazistas.
Inspirado nas memórias do pianista, mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando, em algumas áreas, os alemães construíram muros para separar os judeus, o filme acompanha ainda a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Władysław é um dos poucos judeus que consegue esconder a sua etnia, as vezes vivendo escondido na casa de amigos e outras em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra passasse
Elenco:
Adrien Brody -"Władysław Szpilman", Thomas Kretschmann - "capitão Wilm Hosenfeld", Frank Finlay - "Pai", Maureen Lipman - "Mãe", Emilia Fox - "Dorota", Ed Stoppard -"Henryk", Julia Rayner -"Regina",  Jessica Kate Meyer -"Halina", Ruth Platt -"Janin", Katarzyna Figura -"Kittie", Valentine Pelka-"Michal", Popeck -"Rubinstein".
***

3- O Império dos Sentidos
Ai no corida, ou 愛のコリーダ (O Império dos Sentidos, no Brasil e em Portugal, e L'empire des sens, na França), é um filme japonês e francês de 1976, do gênero drama erótico, dirigido por Nagisa Oshima.

A história que é ambientada em 1936 é sobre uma ex-prostituta que envolve-se em um caso de amor obsessivo com o chefe de uma propriedade onde ela é contratada como empregada. O que começa como uma diversão inconseqüente transforma-se em uma paixão que ultrapassa todos os limites. Inspirado em um caso real, mostra a história de um amor total, onde dois amantes vivem uma paixão absoluta, uma busca incessante pelo prazer, onde os seus desejos se confundem quando eles são envolvidos em uma delicada e sensual atmosfera.

Não obstante trata-se de uma película com cenas reais de sexo de forma muito franca, sua história de paixão entre os protagonistas tem qualidade e muita profundidade, sendo inegavelmente um filme com muitos tributos enquanto arte e belíssimas atuações.
Elenco:
Mamoru Ichitani Jr, Tatsuya Fuji, Takuma Sato, Kiedi Miharu, Natsuma Nasakamoto, Leonardo Sadaki Omori, Meika Seri, Kanae Kobayashi, Taiji Tonoyama, Kyôji Kokonoe, Naomi Shiraishi, Shinkichi Noda, Komikichi Hori, Kikuhei Matsunoya, Akiko Koyam, Yuriko Azuma, Rei Minami.
***

4- Eu Cristiane F.13 anos, Drogada e Prostituída
Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo ( Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída) é um filme alemão de 1981, baseado no livro homônimo, escrito pelos jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck, publicado e editado pela revista alemã Stern em 1978, que narra a história da personagem principal Christiane F., uma consumidora de drogas.

Com o sucesso do livro e com a comoção da opinião pública pelo drama vivido pela jovem Christiane, o diretor Ulrich Edel resolveu transformar a história de Christiane e dos jovens da Estação Berlin Zoologischer Garten de Berlim em filme.
Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane, uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a "Sound", uma nova e moderna discoteca. Como Christiane é menor de idade, ela pede a sua amiga para levá-la, assim conhece Detlef e se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha e heroína, passo a passo ela começa a mergulhar profundamente no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens. O filme também conta com a atuação do música David Bowie.
Elenco:
Natja Brunckhorst -"Christiane"Thomas Haustein -"Detlef", Jens Kuphal -"Axel", Christiane Reichelt -"Babsi", Daniela Jaeger - "Kessi", David Bowie- "David Bowie", Reiner Wölk- "Atze", Jan Georg Effler -"Bernd", Kerstin Richter -"Stella", Peggy Bussieck -"Puppi", Kerstin Malessa -"Tina", Bernhard Janson -"Milan", Cathrine Schabeck -"Linda".
***

5- Trainspotting
Trainspotting é um filme britânico de 1996, do gênero drama, dirigido por Danny Boyle e com roteiro baseado em livro homônimo de Irvine Welsh.

O filme gerou polêmica em alguns países, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos da América, devido à alegações de que ele promovia o uso de drogas. O senador estadunidense Bob Dole o criticou duramente durante a campanha eleitoral para a presidência de 1996, apesar de ter admitido que de fato não chegou a assistir o filme.
Apesar das críticas, Trainspotting foi geralmente aclamado como um filme bastante original e interessante, retratando o movimento clubber no Reino Unido. Em 2004, foi considerado pelo The New York Times como um dos 1000 melhores filmes já produzidos.

O filme conta a vida de um grupo de jovens viciados em heroína em Edimburgo, na Escócia. O filme nasceu da adaptação de John Hodge para o romance homônimo. Num subúrbio de Edimburgo, quatro jovens sem perspectivas mergulham no submundo para manter seu vício pela heroína. "Amigos" que são ladrões e viciados, caminham inexoravelmente para o fim desta amizade e, simultaneamente (com exceção de um do bando), marcham para a auto-destruição.
Elenco:
Ewan McGregor -"Renton", Ewen Bremner -"Spud", Jonny Lee Miller -"Sick Boy", Kevin McKidd -"Tommy", Robert Carlyle -"Begbie", Kelly Macdonald -"Diane".
***

6- Dogville
Dogville é um filme lançado em 2003 e dirigido por Lars von Trier, estrelando Nicole Kidman e Paul Bettany entre outros.
Trata-se de uma co-produção dos países Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Reino Unido, França, Alemanha e Países Baixos.
O filme chama a atenção pela simplicidade de seus cenários e cortes de cenas não convencionais. Todo o filme foi filmado dentro de um galpão localizado na Suécia com o mínimo de artefatos, há poucas mesas e algumas paredes, mas normalmente há apenas marcações no chão indicando que ali é a casa de tal pessoa, ou há um arbusto. Apesar dos personagens fazerem constantes referências a paisagem, ou ao céu, o fundo é infinito, tendo constantes alterações de luz e cor que indicam mudanças de dia/noite, clima e de momentos importantes do filme. O filme ainda tem um narrador onisciente e é o próprio Lars von Trier quem controla a câmera.

Tudo isso são artimanhas do diretor para que o público não se esqueça de que assistem a uma peça de ficção, valorizando o trabalho dos atores. O resultado é aberto a opiniões: alguns espectadores saem maravilhados com a sensibilidade com que Lars retrata a arrogância humana e a atuação brilhante (Nicole Kidman), outros acham o filme longo e maçante (o filme tem quase três horas de duração).
Dogville apresenta claras referências visuais e influências de produção herdadas do movimento Dogma 95, manifesto cinematográfico que foi iniciado pelo próprio Lars Von Trier. Em Dogville temos a ausência de trilha sonora no filme, câmera na mão, não há deslocamentos temporais ou geográficos. Entretanto, em Dogville há a presença de gruas, iluminação artificial e cenografia, itens que eram proibidos no Manifesto Dogma 95.

O filme é dividido em 10 partes - cada uma com créditos e uma introdução narrada -, sendo 1 prólogo e 9 capítulos. A trama acontece em um único local, uma cidade pequena dos Estados Unidos chamada "Dogville", situada no fim de uma estrada que vai até as Montanhas Rochosas, na época da grande depressão estadunidense.

O filme começa com uma tomada de cima para baixo, onde pode-se ver o desenho da cidade (com as marcações dos espaços das casas desenhados no chão). Essas tomadas perpendiculares repetir-se-ão em diversas cenas, sendo marcos importantes da narrativa. O narrador vai então apresentando os personagens um por um ("todos têm pequenos defeitos facilmente perdoáveis") e contando suas histórias.
Elenco:
Nicole Kidman-"Grace", Harriet Andersson -"Gloria", Lauren Bacall -Ma Ginger", Jean-Marc Barr -"Homem de chapéu grande", Paul Bettany -"Tom Edison", Blair Brown -"Sra. Henson", James Caan -"Big Man"), Patricia Clarkson -"Vera", Jeremy Davies -"Bill Henson", Ben Gazzara -"Jack McKay", Philip Baker Hall -"Tom Edison Sr.", Siobhan Fallon -"Martha", John Hurt -"Narrador", Udo Kier -"Homem de casaco", Chloë Sevigny -"Liz Henson", Stellan Skarsgard -"Chuck", Miles Purinton -"Jason".
***

7- Dançando no Escuro
Dancer in the Dark (em inglês), é um filme do ano de 2000, do gênero drama musical, dirigido pelo diretor dinamarquês Lars von Trier, que também é o autor do roteiro.
A trilha sonora do filme, lançada no álbum Selmasongs, foi toda criada por Bjork.

O filme se passa nos Estados Unidos, no ano de 1964, e a protagonista é Selma Jezková, uma imigrante tcheca que se mudou para aquele país com seu filho Gene. Selma aluga um trailer na propriedade do policial local Bill e sua esposa Linda, onde vive muito humildemente. Para sobreviver, trabalha em uma fábrica de indústria metalúrgica pesada com sua melhor amiga Kathy e com Jeff que quer ficar com Selma.O que ninguém sabe é que Selma sofre de uma doença hereditária degenerativa que está lhe ocasionando uma rápida cegueira progressiva. Por este motivo, Selma guarda cada centavo em uma lata em sua cozinha para custear uma operação que evite que seu filho sofra do mesmo destino.
Nas horas vagas, Selma e Kathy vão ao cinema local, onde desfrutam dos fabulosos musicais de Hollywood (42nd Street). Ali, Kathy descreve e representa os passos de baile com seus dedos sobre as palmas das mãos de Selma. Também ensaia em uma representação teatral do musical "The Sound Of Music", onde começa a revelar os sintomas de sua cegueira. Quando está em sua miserável vida cotidiana, as coisas ficam insuportáveis e Selma entra em um estado de alucinação em que imagina suas circunstâncias ordinárias e indivíduos envoltos em elaborados números teatrais. Esses "transes", como muitas canções de Björk, se desencadeiam a partir de algum tipo de som da vida real (desde o barulho das máquinas até o suave som de uma bandeira se esparzindo na brisa) e ocorrem durante quase todo o filme, inclusive nos momentos mais difíceis.
Elenco:
Björk Guðmundsdóttir-"Selma Jezkova", Catherine Deneuve -"Kathy", Vladica Kostic-"Gene Jezkova", David Morse-"Bill Houston", Peter Stormar-"Jeff", Joel Grey-"Oldrich Novy", Jean-Marc Barr-"Norman", Cara Seymour-"Linda Houston", Vincent Paterson-"Samuel", Siobhan Fallon-"Brenda", Zeljko Ivanek-"Advogado".
***

8- Corra Lola, Corra
Lola Rennt, ou Run Lola Run em inglês, ou Corra Lola, Corra - no Brasil, é um filme alemão de 1998 dirigido por Tom Tykwer e estrelado por Franka Potente.

O filme conta a mesma história três vezes, mostrando diferentes possibilidades para o seu final de acordo com pequenos incidentes que modificam o rumo dos acontecimentos.

Manni, o coletor de uma quadrilha de contrabandistas, esquece no metrô uma sacola com 100.000 marcos. Ele só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro ou irá confrontar a ira do seu chefe, Ronnie, um perigoso criminoso. Desesperado, Manni telefona para Lola, sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai, que é presidente de um banco. Assim, Lola corre através das ruas de Berlim, sendo apresentados três possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o namorado.
Elenco:
Franka Potente, Moritz Bleibtreu, Herbert Knaup, Nina Petri.
***

9- Cães de Aluguel
Reservoir Dogs (Cães de Aluguel, no Brasil) é o primeiro filme dirigido por Quentin Tarantino, lançado primeiramente no Sundance Film Festival em 21 de janeiro de 1992, nos Estados Unidos, tendo sido lançado apenas em 23 de outubro desse mesmo ano sem ter sido em um festival na América. O nome do filme é uma referência a uma frase usada por um cliente de uma loja de vídeo na qual Tarantino trabalhava.

Conta a história de um grupo de ladrões contratados para fazer um roubo a uma joalharia. Os membros deste grupo não se conheciam e era ordem que não passassem nenhuma informação pessoal entre eles, nem mesmo o nome, pois, no caso de algum ser eventualmente descoberto, a polícia não teria como chegar aos outros. Sendo assim cada membro do grupo recebia o nome de uma cor. Porém no dia do assalto algo errado acontece. A polícia invade a joalheria no momento do roubo e fogem. Suspeitam então que entre eles existe um policial infiltrado, mas como ninguém se conhece, o espião pode ser qualquer um.
Destaque para a excelente trilha sonora do filme. Imperdivel!
Elenco:
Harvey Keitel - Mr. White (Larry Dimmick), Tim Roth - "Mr. Orange (Freddy Newendyke)", Michael Madsen - "Mr. Blonde (Vic Vega)", Edward Bunker - "Mr. Blue", Quentin Tarantino - "Mr. Brown", Steve Buscemi - "Mr. Pink", Chris Penn - "Eddie Cabot", Lawrence Tierney - "Joe Cabot".
***

10- Contos Proibidos do Marquês de Sade
Quills - "Contos proibidos do Marquês de Sade", no Brasil – ou "Quills - As penas do desejo" em Portugal, é um filme do ano de 2000 produzido pelos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, dos gêneros drama e terror, dirigido por Philip Kaufman.


Vivendo em um asilo ao termino de sua vida, o Marquês de Sade torna-se amigo do diretor, Abbe Coulmier. Com ele, o marquês troca confidências a respeito da afeição de ambos para com a lavadeira do asilo, Madeleine. A amizade entre ambos cresce cada vez mais até que Napoleão Bonaparte envia ao asilo um conceituado médico, no intuito de curar o marquês de sua suposta loucura. Entretanto, a vinda do médico apenas faz com que o caráter rebelde do marquês fique cada vez mais forte. Sua situação fica cada vez mais caótica, fazendo com que o proíbam de escrever suas histórias, o que faz com que ele escreva suas histórias pornográficas na própria roupa, e com o próprio sangue.
Elenco:
Geoffrey Rush- "Marquês de Sade", Kate Winslet- "Madeleine", Joaquin Phoenix- "Abbe Coulmier", Michael Caine- "Royer Collard", Billie Whitellaw- "Madame LeClerc", Patrick Malahide-  "Delbene", Amelia Warner- "Simone", Jane Menelaus- "Renée Pelagie", Stephen Moyer- "Proix", Stephen Marcus -"Bouchon".
***

11- A Vida de David Gale
The Life of David Gale (em inglês), é um filme dos Estados Unidos e Alemanha. Com direção de Alan Parker e roteiro de Charles Randolph, foi lançado em 2003.

David Gale é um brilhante professor universitário e ativista contra a pena de morte. Após o assassinato de sua amiga e colega de trabalho, Constance, Gale é acusado pelo crime e condenado à pena de morte. Às vésperas de sua morte, David pede a presença da repórter Bitsey Bloom para que ele lhe conceda uma entrevista exclusiva, onde finalmente contaria toda a verdade sobre o caso.

Quanto mais Bitsey ouve a história de David, mais ela fica estarrecida. Porém, faltam apenas quatro dias para a execução do prisioneiro, e talvez a jornalista não tenha tempo de fazer nada para inocentá-lo.
Elenco:
Kevin Spacey -"David Gale", Kate Winslet- "Elizabeth 'Bitsy' Bloom", Laura Linney -"Constance Harraway", Gabriel Mann -"Zack Stemmons", Matt Craven- "Dusty Wright", Leon Rippy- "Braxton Belyeu".
***

12-Calígula
Caligula é um filme de 1979 dirigido por Tinto Brass, com cenas adicionais filmadas por Giancarlo Lui e por Bob Guccione, fundador da revista Penthouse. O filme gira em torno da ascenção e queda do imperador romano Gaius Caesar Germanicus, mais conhecido como Calígula. O filme foi escrito por Gore Vidal, co-financiado pela revista Penthouse, e produzido por Guccione e Franco Rossellini. É estrelado por Malcolm McDowell como o imperador. Caligula foi o primeiro grande filme a mostrar atores famosos (John Gielgud, Peter O'Toole, Malcolm McDowell, Helen Mirren) envolvidos em cenas de sexo explicíto.

Com quase 3 horas de duração, este filme é tido como o maior pornô-épico da história do Cinema, concebido e realizado por Bob Guccione, o criador da revista Penthouse.

O filme conta a história de Calígula, tirano que comandou o Império Romano durante 4 anos. Em seu reinado orgíaco e sangrento, ele fez assassinar vários membros da aristocracia senatorial, casou-se com a própria irmã (Drusila) e concedeu ao seu cavalo, Incitatus, as insígnias de senador.
Considerado um dos mais controvertidos filmes de todos os tempos, "Calígula" divide opiniões.
Para alguns, com suas cenas de sexo explícito e flagelação sado-masoquista, ele evoca as experiências cinematográficas de Pier Paolo Pasolini.
Para outros, ele não passa de um bizarro festival de escatologia. Para mim, é um dos melhores filmes que já vi, digamos que ele seja forte, porém muito bom.
Elenco:
Malcolm McDowell - "Calígula", Teresa Ann Savoy - "Júlia Drusilla", Guido Mannari - "Naevius Sutorius Macro", John Gielgud - "Nerva (filho de Marco Coceio Nerva)", Peter O'Toole - "Tibério", Giancarlo Badessi - "Claudius", Bruno Brive - "Tibério Gemelo", Paolo Bonacelli - "Cassius Chaerea", John Steiner - "Longinus", Helen Mirren - "Caesonia", Mirella D'Angelo - "Júlia Livilla".
***

13- A Queda - As Últimas Horas de Hitler
Der Untergang ou "A Queda: As Últimas Horas de Hitler" no Brasil e "A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich" em Portugal, é um filme alemão, lançado em 2004. O filme foi escrito por Bernd Eichinger e dirigido por Oliver Hirschbiegel.

O filme dramatiza os dias finais de Adolf Hitler e da Alemanha nazista em Março/Abril de 1945.
É baseado no livro epónimo do historiador Joachim Fest sobre os dias finais de Hitler, pedaços da autobiografia de Albert Speer, e memórias de Traudl Junge, secretaria de Adolf Hitler.
Elenco:
Bruno Ganz- "Adolf Hitler", Alexandra Maria Lara-"Traudl Junge", Corinna Harfouch -"Magda Goebbels", Ulrich Matthes -"Dr. Paul Joseph Goebbels", Juliane Köhler- "Eva Braun", Heino Ferch -"Albert Speer",Christian Berkel -"Prof. Dr. Ernst-Günther Schenck", Matthias Habich, "Prof. Dr. Werner Haase", entre outros.
***

14- Diários de Motocicleta
Diários de motocicleta, é um filme lançado em 2004 produzido pela Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos da América, Alemanha, França e Cuba, dos gêneros aventura e drama biográfico, com direção de Walter Salles.

A história é baseada nos livros de Ernesto "Che" Guevara de La Serna (Notas de viaje) e Alberto Granado (Con el Che por America), e conta a aventura destes dois argentinos em 1952, na travessia do continente sul-americano com uma motocicleta Norton 500, chamada de La Poderosa, de Buenos Aires a Caracas.

Che Guevara era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares.
Elenco:
Gael García Bernal-"Ernesto Guevara de la Serna", Rodrigo de La Serna-"Alberto Granado", Mercedes Morán-"Celia de la Serna", Jean Pierre Noher -"Ernesto Guevara Lynch", Lucas Oro-"Roberto Guevara Ficheiro", Marina Glezer - "Celita Guevara", Sofia Bertolotto - "Ana María Guevara", Franco Solazzi - "Juan Martín Guevara", Chico bolaños- "Chavez".
***

15- Piaf - Um Hino Ao Amor
La môme, em francês, "Piaf - Um Hino ao Amor", no Brasil, é um filme francês de 2007, que retrata a vida da cantora Edith Piaf, desde sua infância até seu leito de morte. Foi dirigido por Olivier Dahan e traz Marion Cotillard no papel principal. Recebeu inúmeros prêmios e indicações mundo afora, incluindo o Oscar de melhor atriz principal e de melhor maquiagem.

Nascida no bairro de Belleville, em Paris, Edith Giovanna Gassion demorou a conquistar prestígio como cantora em seu país. Após vários anos na estrada, acabou sendo descoberta por um caça-talentos que lhe apelidou de La môme Piaf (pequeno passarinho, em francês) e lhe deu a oportunidade de cantar em alguns cabarés bem frequentados. Sua voz conquistou Paris e rapidamente Édith Piaf passou a ser reconhecida por toda a Europa, região que vive desolada por um período de guerras.
Este filme é maravilhosamente emocionante, mesmo para quem não conhece o trabalho da Edith, vale a pena assistir. Muito mais que uma excelente cantora, Edith foi e é um exemplo de vida.
Elenco:
Marion Cotillard -"Edith Piaf", Sylvie Testud -"Mômone", Pascal Greggory -"Louis Barrier", Emmanuelle Seigner -"Titine", Jean-Paul Rouve -"Louis Gassion", Gérard Depardieu -"Louis Leplée", Clotilde Courau -"Anetta", Jean-Pierre Martins -"Marcel Cerdan", Catherine Allégret-"Louise", Marc Barbé -"Raymond Asso", Caroline Sihol -"Marlene Dietrich", Manon Chevallie -"Edith - 5 anos de idade", Pauline Burlet -"Edith - 10 anos de idade", Elisabeth Commelin -"Danielle Bonel", Marc Gannot -"Marc Bonel".
***

16- Patch Adams - O Amor é Contagioso
Patch Adams - O amor é contagioso, é um filme estadunidense de 1998, do gênero comédia dramática, dirigido por Tom Shadyac e baseado em livros de Patch Adams e Maureen Mylander.

Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um hospital psiquiátrico, Hunter "Patch" Adams descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. Dois anos depois, Patch entra em uma universidade de medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes. Em uma classe cheia, com pessoas desconfiando de suas notas e julgando mal seu modo de alegrar os doentes, Patch vai lutar contra um desafio, mas com isso vai por uma mensagem dentro da universidade que não só contagiará de alegria seus amigos, mas sim um mundo todo, pois ele provará que o Amor é contagioso.
Este filme é daqueles em que você tem que se segurar para "não dar trabalho", de tanto chorar, ( risos), lindo e emocionante do início ao fim.
Elenco:
Robin Williams, Daniel London, Monica Potter, Philip Seymour Hoffman.
***

17-Cidade dos Anjos
City of Angels, ou Cidade dos Anjos, no Brasil e em Portugal, é um filme de 1998 produzido pelos Estados Unidos e Alemanha, é um romance, dirigido por Brad Silberling.

O filme conta a história de um anjo, encarregado de tomar conta de Los Angeles e que se apaixona por uma mortal, uma cirurgiã que ficou arrasada quando perdeu um paciente durante uma operação. O amor faz com que ele pense em desistir da eternidade para ficar com ela. Mas ela acaba morrendo e ele se sente culpado onde aparece outro anjo e ele questiona o por que de Deus ter levado a sua amada. Assim se virou ao mar seguindo em direção das aguas que ele tanto quis. Este é um  dos clássicos dos romances, daqueles que você terá que assistir bem acompanhada (o).
Elenco:
Nicolas Cage -"Seth", Meg Ryan -"Maggie Rice", Andre Braugher - "Cassiel", Dennis Franz - "Nathaniel Messinger", Colm Feore - "Jordan Ferris", Robin Bartlett -"Anne", Joanna Merlin -"Teresa Messinger".
***

18- Coração Valente
Braveheart, "Coração valente" no Brasil, é um filme norte-americano de 1995, do gênero épico. Neste filme, Mel Gibson assume o duplo papel de ator e realizador.

O filme retrata a figura histórica de William Wallace, guerreiro, patriota escocês e herói medieval.

A ação situa-se em finais do século XIII, tempo em que os rebeldes escoceses lutavam contra o domínio do rei inglês Eduardo I.
Depois de, ainda criança, ter assistido a morte de seu pai às mãos do exército inglês, William é acolhido por um tio que lhe dá uma educação esmerada e erudita. Depois de percorrer o mundo, volta à sua Escócia natal e apaixona-se por uma jovem camponesa. Para escapar à deliberação real de que um senhor feudal inglês tinha direito a dormir com uma noiva no dia do seu casamento (direito de prima nocte), contraem matrimónio secretamente. Contudo, a sua mulher é morta por um nobre inglês e, no decorrer da vingança, Wallace assume o comando de um pequeno exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia. Chega mesmo a derrotar o poderoso exército inglês na Batalha de Stirling Bridge, mas fracassa em conseguir o apoio dos nobres líderes dos clãs escoceses mais interessados em manter as suas regalias junto da coroa inglesa.
Apesar da ajuda da Princesa Isabelle, nora do rei inglês, Wallace é traído pelos nobres escoceses e é aprisionado pelos ingleses. É torturado e executado em praça pública sem nunca renegar a legitimidade da sua luta. Filme MARAVILHOSO.
Elenco:
Mel Gibson-"William Wallace", Patrick McGoohan -"Rei Eduardo I de Inglaterra", Catherine McCormack- " Murron MacClannough", Sophie Marceau -"Princesa Isabel de França", Angus Macfadyen- "Robert de Bruce", Brian Cox -"Argyle Wallace", Gerda Stevenson-"Tia MacClannough", Peter Hanly - "Edward, Príncipe de Gales".
***

19- Carmen
Carmen, é um filme espanhol, lançado em 2003, com direção de Vicente Aranda.

Carmen é uma bela e sedutora cigana, que trabalha em uma fábrica de charutos. José é um honesto e religioso sargento do exército espanhol, que se apaixona loucamente pela cigana e, por amor a ela, se vê envolvido com um grupo de contrabandistas. Com ciúmes de Carmen, que se apaixona por um toureiro, José vive uma tragédia que acabará por levá-lo à decadência e à perdição.
Elenco:
Paz Vega , Leonardo Sbaraglia , Antonio Dechent , Joan Crosas , Jay Benedict.
***


20-Abril Despedaçado
Abril Despedaçado é um filme de co-produção brasileira, francesa e Suíça, de 2001, dirigido por Walter Salles e baseado no romance Prilli i Thyer de Ismail Kadare, adaptado por Karim Aïnouz.
Foi esse filme que deu visibilidade internacional para o ator Rodrigo Santoro e lhe trouxe convites para filmar fora do Brasil.

Em 1910, no sertão brasileiro, vive um jovem de vinte anos que passa a ser estimulado pelo pai para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, que ele só poderá matar, quando a blusa que seu irmão mais velho estava quando morreu amarelar.
Elenco:
José Dumont, Rodrigo Santoro, Rita Assemany, Luiz Carlos Vasconcelos, entre outros.
***

21- O Caminho das Nuvens
O caminho das nuvens é um filme brasileiro de 2003, do gênero drama, dirigido por Vicente Amorim. O filme foi produzido por Bruno Barreto e Ângelo Gastal; a trilha sonora é de André Abujamra.

Romão é um pai de família da Paraíba que está desempregado e decide enfrentar a estrada para chegar ao Rio de Janeiro, em busca de um emprego que lhe pague o salário de mil reais por mês, e assim propiciando vida digna a sua família. Para realizar este sonho, ele percorre 3.200 quilômetros de bicicleta, acompanhado da mulher Rose e dos cinco filhos, enfrentando fome, calor, cansaço e violência.
Elenco:
Wagner Moura, Cláudia Abreu, Sidney Magal, Ravi Lacerda, Carol Castro, entre outros.
***

22- Casa de Areia
Casa de areia é um filme brasileiro de 2005, do gênero drama, dirigido por Andrucha Waddington.


Em 1910, o português Vasco leva sua esposa grávida Áurea e a mãe dela, Dona Maria, em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados, e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver.Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu, um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída.
Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e Dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento.
Elenco:
Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Enrique Diaz, Stênio Garcia, entre outros maravilhosos artistas na nossa dramaturgia nacional.
***

23- Grease- Nos Tempos da Brilhantina
Grease é uma produção cinematográfica dos EUA, produzido no ano de 1978 dirigido por Randal Kleiser e com a participação de John Travolta e Olivia Newton-John.

O Orçamento de Grease foi de US$ 6 milhões de dólares, sendo que arrecadou US$ 360 milhões nas bilheterias de todo o planeta. Teve uma continuação em 1982 com Michelle Pfeiffer no papel principal, mas não obteve o mesmo sucesso.

É um musical inspirado em um livro de Bronte Woodard, passado na (Califórnia) na (no final da década de 50 e começo da década de 60). O filme conta a historia de um casal de estudantes, Danny e Sandy, que trocam juras de amor no verão mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente a esnoba, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.
EU AMO ESTE FILME-MUSICAL, desde criancinha, não poderia faltar aqui nesta lista.
Elenco:
John Travolta, Olivia Newton-John, Stockard Channing, Jeff Conaway, Barry Pearl, Michael Tucci, Kelly Ward.
***

24- Os Embalos de Sábado a Noite
Saturday Night Fever (conhecido como Os Embalos de Sábado à Noite, no Brasil, e Febre de Sábado à Noite em Portugal) é um filme estadunidense de 1977, dos gêneros drama e musical, dirigido por John Badham e com roteiro baseado em artigo de Nick Cohn para o jornal The New York Times.

Tony Manero (personagem de John Travolta) é um jovem que vive no Brooklin. Ele é um excelente dançarino de disco music e só fica feliz nos fins de semana, depois de passar a semana trabalhando em uma loja de tintas. Enquanto se prepara para participar de um concurso em uma discoteca, ele vive uma crise amorosa. Não preciso dizer que também AMO este filme- musical, vou confessar para vocês, eu sou viciada no John Travolta ( risos).
Elenco:
John Travolta, Karen Lynn Gorney, Barry Miller, Joseph Cali.

***

25- Cats
Cats é um musical composto por Andrew Lloyd Webber que teve sua estréia em Londres em 1981, mas que se consagrou por mais de vinte anos em cartaz na Broadway. Para realizar esse espetáculo, Llyod Weber musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos e acrescentou um roteiro, onde Memory foi uma das suas músicas de maior sucesso.

No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha um e apenas um deles para ir a um lugar melhor. Entre os personagens mais marcantes estão Munkustrap, o narrador da história, e Grizabela, the glamour cat.
Essa obra é tida como uma das maiores produções da Broadway, e já foi vista por mais de 50 milhões de apreciadores, num total de 45 mil apresentações.
Em 1998, o musical foi gravado em DVD, no Adelphi Theater de Londres, contando com a participação de artistas tais como: Elaine Paige, John Mills, Ken Page, Rosemarie Ford , Michael Gruber, John Partridge, Aeva May, Geoffrey Garratt, James Barron, Jo Gibb, entre outros.

Numa noite especial do ano, todos os gatos Jellicle se encontram no Jellicle Ball. Lá, o líder sábio e benevolente, Old Deuteronomy, anuncia qual deles irá para um lugar chamado Heaviside Layer, onde renascerá uma nova vida Jellicle.
Muito lindo, vale MUITO a pena, assistir esse DVD.
***

Fontes de Pesquisa:
Wikipédia e Youtube.